sábado, 30 de abril de 2016

Manoel de Barros

           BIOGRAFIA DE MANOEL DE BARROS                                                                                                                                                                                        Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá no Beco da Marinha, em 19 de dezembro de 1916, filho de João Venceslau Barros nasceu, e faleceu em 13 de novembro de 2014. Mudou-se para Corumbá, onde se fixou que chegou a ser considerado corumbaense. Atualmente mora em Campo Grande. E virou advogado, fazendeiro e poeta.
 
          IMAGENS DE MANOEL DE BARROS

  

POEMAS DE MANOEL DE BARROS


         
           

             Os deslimites da palavra

  Ando muito completo de vazios.
Meu órgão de morrer me predomina.
Estou sem eternidades.
Não posso mais saber quando amanheço ontem.
Está rengo de mim o amanhecer.
Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.
Atrás do ocaso fervem os insetos.
Enfiei o que pude dentro de um grilo o meu
destino.
Essas coisas me mudam para cisco.
A minha independência tem algemas



           Prefácio

Assim é que elas foram feitas (todas as coisas) —
sem nome.
Depois é que veio a harpa e a fêmea em pé.
Insetos errados de cor caíam no mar.
A voz se estendeu na direção da boca.
Caranguejos apertavam mangues.
Vendo que havia na terra
Dependimentos demais
E tarefas muitas —
Os homens começaram a roer unhas.
Ficou certo pois não
Que as moscas iriam iluminar
O silêncio das coisas anônimas.
Porém, vendo o Homem
Que as moscas não davam conta de iluminar o
Silêncio das coisas anônimas —
Passaram essa tarefa para os poetas.

     

FONTES DE PESQUISA

POEMAS 
http://www.revistabula.com/2680-os-10-melhores-poemas-de-manoel-de-barros/ 

ASSUNTOS IMPORTANTES
http://www.releituras.com/manoeldebarros_bio.asp 

ALGUNS DOS LIVROS DE MANOEL DE BARROS


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário